quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FALE... ... ... ...



Por Josi Cristiane


Falar o que sentimos muitas vezes pode ser considerado “fraqueza”, mas não é. Ao sermos absolutamente sinceros, perdemos o mistério que nos veste tão bem, ficamos nus. Se a verdade é perturbadora para quem fala, é extremamente libertadora para quem ouve, ou vice-versa... É como se varrêssemos todas as nossas inseguranças. Quem não gosta de saber o quanto é amado ou admirado?


Já fui de esconder o que sentia, e sofria muito com isso. Hoje não escondo nada do que sinto ou penso e, às vezes, também sofro. Mas ao menos não compactuo mais com o silêncio a fim de manter o poder nas relações. Por que a dificuldade de dizer para alguém o quanto ela é ou foi importante? Dizer não como um recurso de sedução, mas como um ato generoso, dizer sem esperar nada em troca. Simplesmente dizer... Isso nos torna mais completos, mais seguros, mais leves...


A maioria das relações entre amantes, pais e filhos e até mesmo entre amigos, são amparadas por mentiras parciais e verdades pela metade. Podemos passar anos ao lado de uma pessoa falando coisas inteligentíssimas, esbanjando presença de espírito, bom humor, sem alcançar a delicadeza de nos mostrar por inteiro. Parece que só conseguimos manter as pessoas ao nosso lado se elas não souberem tudo. Isso não é verdade. Muitas vezes a verdade conquista, seduz, aproxima, nos torna cúmplices. Deixar o outro inseguro é uma maneira sádica de “prendê-lo” a nós. Não enriquece em nada nossas relações, apenas as tornam vazias e superficiais. Dizer “eu te perdôo”, “eu te compreendo”, “eu te aceito do jeito que tu é”, “eu te amo”, não o “eu te amo” dito às pressas, no final de uma ligação telefônica, por força do hábito, mas sim, o “eu te amo” que significa: “Seja feliz da maneira que tu é, meu sentimento permanecerá o mesmo”, enriquece e fortifica a nossa alma.

Elogios são sempre bem vindos, aumentam a auto-estima do outro, passa confiança, entrega... Mulheres por exemplo, sentem dificuldade em elogiar outras mulheres, seja por insegurança, por falta de capacidade ou por medo de “parecer” invejosa... Seja qual for o motivo, falar o que se sente ou pensa, caso haja sinceridade, significa coragem, maturidade.

Elogiar uma pessoa pode levar menos de um minuto. Demonstrar nossos sentimentos nos liberta e aproxima das pessoas. Melhor que o silêncio, a verdade fortifica e torna mais prazerosa as nossas relações.

2 comentários:

  1. Oi Amiga!!!
    Concordo com você, em tudo. Mas infelizmente, não podemos abrir as nossas vidas para todas as pessoas, porque a grande maioria não merece. Porque fazem pose de grandes amigas e quando você menos espera, você é apunhalada.
    Ainda bem que nós, né amiga, nos enquadramos em tudo o que você blogou, por isso somos raras, e ter amigas como nós é um privilégio.
    Te ADORO!!!!!
    Fê Dresch

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Fê!!! Mas acho que no fundo a gente sempre sabe quem merece.. E, se por acaso, nos enganarmos, o que é sempre possível (aliás, pra mim tudo nessa vida É POSSÍVEL!!!), resta-nos ter compaixão por esses seres que não sabem aproveitar,o que de bom temos pra dar...
    Legal saber tua opinião.. Sempre soube que tu era das minhaaaas!!!! heheheheheh

    Tb Te adorooooo!!!

    beijão
    Josi

    ResponderExcluir