segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Identidade e casamento




Por Josi Cristiane

 
Em conversas com as amigas, sempre dizia que o dia em que casasse de papel passado jamais adotaria o sobrenome do futuro digníssimo. E completava: Se mudar meu sobrenome, vou ter que começar do zero, ninguém mais vai saber quem eu sou!!!rss A Josi Baierle não existirá mais... E a minha história, onde é que fica?

Opiniões à parte, sempre achei uma cafonice essa história de "apagar" a própria identidade, adotando a de outra família. Digo isso nos dias atuais, pois na época de nossas mães, nossas avós, o sistema era outro, representava respeito perante à sociedade. Sabe-se que hoje, ninguém ganha respeito  mudando apenas o sobrenome.

Alguns consideram isso uma homenagem, outros, uma prova de amor. Estão enganando a si mesmos. É apenas uma rendição ao convencionalismo. Uma insistência em manter a fórmula de "dois em um", totalmente ultrapassada.

As pessoas depois de alguns anos juntas, começam a reclamar do tédio e do sentimento de anulação que o casamento traz. É como se deixassem de ter vida própria. E muitas vezes, deixam mesmo! Transformam um compromisso que deveria ser leve e divertido numa tranqueira.Caem na cilada de acreditar que o amor exige entrega absoluta e confinamento, e esquecem de ser o que elas sempre foram. É preciso entender que só é feliz no casamento quem tem liberdade de manifestar sua individualidade. Claro que não é a mudança de um sobrenome que vai impedir isso, mas também não colabora em nada. Lá no fundo, bem no fundo, a pessoa sabe que mutilou seu nome, sua história, abriu mão do que era genuinamente seu.

Não existe maior prova de amor do que se dispor a construir uma família juntos, respeitar a história e a identidade do outro. É um voto de confiança e de otimismo, um projeto de vida... Mas jamais deve-se deixar de levar em conta que há dois indivíduos envolvidos nessa história, ambos com a mesma importância. Trocar o sobrenome para ser "um só" é uma atitude, quando muito, romântica. Mas que acrescenta quase nada para a felicidade do casal.

Um comentário:

  1. Eu não troquei, mas acrecentei...rsrsrs...
    Muito bom o que tu escreveu!!!
    Me diz uma coisa, tu escreve tudo isso de cabeça?
    Parabéns....
    Eu já não tenho criatividade para escrever tanta coisa ...rsrsrs..
    Bjinhus....

    ResponderExcluir