quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dica de Alimentação e Saúde

LANCHE SAUDÁVEL E GOSTOSO

Hoje vou deixar aqui minha dica de alimentação e saúde. Esta é minha receita de café da manhã e lanche predileta!
Vale até levar dentro de um potinho como lanche para o trabalho, evitando assaltos à geladeira quando chegar em casa...

A receita à base de banana, aveia, farinha de linhaça, leite em pó desnatado (opcional) e mel é a seguinte:

Pique 1 ou 2 bananas, de acordo com tamanho da sua fome. Misture 1 colher de sopa de leite em pó, 3 colheres de aveia em flocos, 1 colher de chá de farinha de linhaça dourada ou marrom e 1 colher de sopa de mel. Misture tudo e bom apetite...


Além de saciar a fome, a BANANA possui altos índices de vitamina A, C, K e B6, ferro (sendo benéfico no combate á anemia), potássio (ajudando a combater a pressão alta), trypotophan (um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar. Segundo um estudo elaborado nas Filipinas, comer duas ou três bananas por dia é um excelente tratamento para superar a depressão). O instituto acrescenta que a banana não produz colesterol nem causa obesidade, reduz o risco de enfarte do miocárdio e contribui para reforçar a massa muscular e a energia.




Já a AVEIA é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 á 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas.
A ingestão diária de aveia pode ajudar a reduzir o colesterol ruim do organismo e, assim, diminuir os riscos de doenças do coração. As fibras ajudam na formação do bolo fecal, evitando a constipação intestinal (ou intestino preso) e prevenindo o câncer de intestino. O cereal também é recomendado aos diabéticos, pois as fibras se unem aos açúcares, fazendo com que eles demorem mais a cair na corrente sangüínea. E também ajuda quem está fazendo dieta, por aumentar o tempo de saciedade depois de comer.



A farinha de LINHAÇA linhaça é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor. Esta substância ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas. A lignina é bastante conhecida para ajudar na redução dos tumores da mama. Foi comprovado que este composto atua na apoptose celular, matando as células defeituosas.
O segredo está na casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas presentes na linhaça o destaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce.
A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias.
O ideal é consumir duas colheres de sopa de farinha de linhaça ou 2 copinhos de café de linhaça por dia. Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes.
Por ser fonte de fibras, a linhaça também ajuda o intestino a funcionar melhor.



Quando o assunto é gripe, resfriado, tosse ou dor de garganta, não há quem não receite o MEL como um remédio milagroso. E acredite: ele não é benéfico apenas para o alívio desses males. Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.E não pára por aí. Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.
Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.
É considerado também uma fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.

Depois de conferir todos os benefícios nutricionais contidos nessa mistura simples, gostosa e fácil de fazer, não fique aí parado, procure se alimentar sempre de 3 em 3 horas, beba muita água e pratique exercícios físicos regularmente. Seu intestino e sua saúde agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário