sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O corpo fala...



Por Josi Cristiane

Muito se ouve falar de livros de auto-ajuda que ensinam como evitar doenças através dos próprios sentimentos. Para muita gente, parece balela, distante do que a ciência ainda pode provar. Verdade ou não, se observarmos melhor nossas manifestações físicas desagradáveis, poderemos chegar em um senso de veracidade, digamos que, em torno de 70%. Alguns autores afirmam que todas as doenças que temos são criadas por nós. Como assim “criadas”? Fosse simples assim, bastaria a força da mente para evitar que o vírus H1N1, infectasse o ser humano. Tudo bem, mas entre força da mente e reavaliação de sentimentos internos encontramos uma grande diferença.

Para chegarmos a um senso comum, basta nos observarmos internamente para saber que realmente facilitamos certas invasões ao nosso corpo. Isso se chama somatizar, ou seja, é quando uma dor psíquica pode se manifestar fisicamente. Muitas vezes acontece, sim.
Todas as doenças tem sua origem em um estado de não perdão. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoando, dissolvemos o ressentimento. Pois é, o perdão!! Palavra bonita, porém difícil de botarmos em prática. Pois ele tem que vir de dentro, nunca para agradar ou passar uma imagem falsa de si mesmo... Perdão é coisa para quem tem coragem, para quem tem boa vontade, para quem tem amor de sobra dentro de si... Como disse antes, não é fácil, mas necessário! Faz bem á saúde, não tenho a menor dúvida. Quanto mais leve a alma, mas forte o corpo. Porque não tentar?
Alguns psicólogos e especialistas da área afirmam as prováveis causas de algumas doenças. Por exemplo: Asma, de choro contido. Câncer, de mágoas mantidas por muito tempo. Derrame, da rejeição à vida. Dor de cabeça vem da autocrítica. Gastrite, de incertezas profundas. A insônia vem da culpa. Os nódulos, do ego ferido. Sinusite é irritação com pessoa próxima. Tá certo que existem vários outros fatores em jogo, mas não custa prestarmos atenção na interferência que nossos sentimentos têm sobre nosso corpo, assim, poderemos ajudar no tratamento sendo menos tensos e angustiados.




Um comentário: