sexta-feira, 23 de outubro de 2009

GENTILEZA


Por Josi Cristiane



Para a maioria das pessoas, a palavra gentileza significa uma postura elegante, refinada. Todos já ouvimos falar em "homem-gentil", um termo antigo para designar aristocrata, e tão exclusivo que nem permitia uma versão feminina: alguém já ouviu falar de "mulher-gentil"? Pois é, brigamos tanto por direitos iguais e esquecemos de atitudes simples. Então prefiro pensar em gentileza como coisa de gente!!!! Gente, no sentido mais elevado do termo. Aquele sentido que usamos quando dizemos: "Fulano é gente!".

Ser gente é importante. Ser gente é viver a condição humana com generosidade, com altruísmo. Estou falando em primeiro lugar de coisas simples, pequenos gestos. Interessar-se em resolver o problema do outro, seja no trabalho, seja para um amigo, ceder espaço no trânsito, comprimentar o garçom no restaurante, o atendente da farmácia que costumamos ir, além é claro, de praticar a gentileza dentro de casa. Filhos imitam o comportamento dos pais, portanto, nada melhor que ensinar através de bons exemplos.
Gentileza, ao contrário das taxas de juros, é algo que está em baixa. E porque está em baixa? Porque se traduz muitas vezes em abrir mão de uma situação de vantagem, em dar o lugar. E dar o lugar, qualquer que seja esse lugar, é uma iniciativa que poucos tomam. Compreensivelmente, porque em nosso mundo a regra é ocupar lugar, é abrir caminho usando os cotovelos, se for o caso. Ou seja, a lei da selva imperando na "civilização". E como está precária essa tal “civilização”, hein? Cada vez mais as pessoas pensam em si mesmas, e se esquecem que o outro possui os mesmo "direitos", sente as mesmas dores, chora pelos mesmos motivos e toma os mesmos remédios para curar uma simples dor de cabeça. Ou seja, somos todos humanos, com os mesmos desejos de sermos felizes e respeitados.
Negar gentileza, nada mais é que rancor disfarçado. Quando deixamos de dar o lugar, deixamos de dar! As palavras de São Francisco, "é dando que se recebe", são usadas, sobretudo na política brasileira, como sinônimo de barganha, de toma lá-dá-cá. Isso é raciocínio primário. A pessoa que ultrapassa esse raciocínio sabe que gentileza e generosidade a tornam gente de verdade. Isso é o que existe de melhor no ser humano! A gentileza e a generosidade! Ah, como eu gosto de GENTE!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário