quarta-feira, 19 de maio de 2010

CATARSE


Por Josi Cristiane

     Sob a ótica da psicologia, catarse é o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora, tanto as psicológicas, quanto as cotidianas, através de uma resolução que se apresente de forma eficaz o suficiente para que a tal "liberdade" ocorra.

     Por ser um conceito relativo, é difícil estabelecer uma definição concreta. Mas posso afirmar que a simples"libertação", seja de uma dor física, emocional ou de causa espiritual, pode ser considerada uma situação catártica.

     Para que uma pessoa experimente catarse em relação a um conflito é necessário que uma oportunidade de resolução se apresente. E para tudo nessa vida há um processo de "cura" nos esperando. Basta estarmos abertos a tal situação. Pois o universo está constantemente trabalhando para o nosso processo evolutivo, para a REVOLUÇÃO de nós mesmos.

     Catarse também pode ser definida como "purificação". De acordo com Aristóteles, seria quando o indivíduo passa da ventura ("boa sorte") para a desventura ("desgraça"), por ter cometido algum "ato falho". A catarse  seria então, a purificação dessas emoções, ou de nossos "equívocos". E como nos equivocamos! A desvantagem está apenas no tempo que levamos para colher os resultados.. Pois se pudéssemos prever nossos "infortúnios" com maior antecedência, certamente pouparíamos tempo, saúde e dinheiro! Enquanto ainda não conquistamos o dom da "predição", "beber, cair e levantar" ainda é a melhor opção!!! Não necessariamente nessa ordem... rss

     Muitas são as vitórias e derrotas. Mas o que vale meeeeeeesmo é a nossa superação! Transmutando, recomeçando, aceitando, perdoando, nos libertando... Aceitando e reconhecendo que tudo, tudo o que nos ocorre, bem ou mal, é para o nosso adiantamento no final. O que parece ser "má sorte", torna-se  posteriormente nossa ventura, no bom sentido, nossa fortuna. Isso inclui vencer a ira por nossos "algozes", perdoar e amar até mesmo nossos "inimigos". Sem esquecer que o que hoje julgamos no outro, poderá amanhã coincidir com nossos próprios passos... Eu mesma já me vi em tal situação. Que cruel decepção!!! rsrsrsrs.     
     Existe um ditado que diz: "a ocasião faz o ladrão"!  Então que tal fazermos catarse, começando a purificar o nosso coração? Perdoando, amando, confiando, nos aperfeiçoando... Ao reconhecermos nosso poder de superação entramos em um processo de purificação... Isso é CATARSE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário